Boletim mensal / Outubro 2020 Imprimir

Mês de outubro foi caracterizado por temperatura média do ar, nas 3 províncias, acima do normal.

Apesar da época chuvosa se ter iniciado no mês de setembro, o mês de outubro caracteriza-se, em termos climatológicos, por valores de precipitação mais elevados. O mês de outubro de 2020 caracterizou-se por valores médios da quantidade de precipitação, nas 3 províncias, abaixo no valor normal mensal 1981-2010.

Elevada percentagem do território mantém valores muito baixos humidade no solo.

No final do mês de outubro, o indice de saúde da vegetação apresenta valores, em termos médios, abaixo do nivel de stress vegetativo nas províncias da Huíla e Cunene.

Em outubro de 2020 o valor médio da temperatura média do ar, na província do Namibe, é de 23.6 °C e o desvio, em relação à normal mensal, é de + 0.7 °C. Desde outubro de 2002 que não se verifica uma anomalia negativa em relação ao valor normal mensal 1981-2010.

Em outubro de 2020 o valor médio da temperatura média do ar, na província da Huíla, é de 24.9 °C e o desvio, em relação à normal mensal, é de + 1.9 °C. Desde 2009 que as anomalias da temperatura média do ar em outubro são positivas, com desvios sempre superiores a 0.5 °C.

Em outubro de 2020 o valor médio da temperatura média do ar, na província do Cunene, é de 28.1 °C e o desvio, em relação à normal mensal, é de + 2.3 °C. No Cunene verificam-se anomalias positivas, da temperatura média do ar, desde 2007.

No mês de outubro iniciou-se o ano hidrológico 2020/2021 e o valor médio da quantidade de precipitação, 9.2 mm, corresponde a 59 % do valor normal. O valor médio da quantidade de precipitação no município da Bibala foi o mais elevado desta província, 29.6 mm, que corresponde a 68 % do valor normal 1981-2010.

Na província da Huíla o valor médio da quantidade de precipitação, 30.9 mm, foi inferior ao valor normal mensal, cerca de 47 %. O valor médio da quantidade de precipitação no município da Caluquembe foi o mais elevado desta província, 89.3 mm, que corresponde a cerca 76% do valor normal 1981-2010.

Na província do Cunene o valor médio da quantidade de precipitação, 4.7 mm, foi bastante inferior ao valor normal mensal, cerca de 16 %. O valor médio da quantidade de precipitação no município da Cuvelai foi o mais elevado desta província, 8.7 mm, que corresponde a cerca 21 % do valor normal 1981-2010.

Verifica-se no fim de outubro:

• SPI 3m que reflete condição de água no solo de curta duração – na província do Cunene, quatro municípios estão em classes de seca, Namakunde e Cuanhama em seca severa e Ombadja e Cuvelai em seca moderada; na província da Huíla 3 municípios estão em situação de seca moderada (Gambos, Caconda Jamba) e 2 em seca severa (Kuvango e Chipindo);
  • SPI 6m que reflete condição de água no solo de média duração – na província do Cunene, todos os municípios estão em classes de seca moderada, exceto Namakunde, Cuanhama e Cuvelai, que se encontram em seca severa; na província da Huíla 6 municípios estão em situação de seca moderada (Caconda, Jamba, Matala, Quipungo, Chibia e Humpata) e 2 encontram-se em seca severa (Kuvango e Chipindo);
  • SPI 9m e SPI 12m refletem padrões de precipitação de longa duração, sendo indicadores de impactos significativos que estão a ocorrer no sector agrícola – sem situação de seca em todos os municípios.

No fim do mês de outubro os valores do índice de água no solo são inferiores a 20% em grande parte da província do Namibe (apenas 5 % do território com valores de água no solo acima dos 20 %).

No fim do mês de outubro os valores do índice de água no solo são inferiores a 20% em grande parte da província da Huíla (apenas 12 % do território com valores de água no solo acima dos 20 %).

No fim do mês de outubro os valores do índice de água no solo são inferiores a 10% em grande parte da província do Cunene (90 % do território com valores abaixo do ponto de emurchecimento permanente).

No final de outubro todos municípios do Sul de Angola estão em stress moderado da vegetação, exceto os municípios do Tombwa, Namibe, Bibala, Camacuio (Namibe) e Namakunde (Cunene).