Acção financiada pela União Europeia.
Acção gerida parcialmente pelo Camões, I.P.
 

Boletim mensal / Outubro 2021 Imprimir

CUNENE

Temperatura média do ar a 2 metros (ERA5)
Média mensal 27,9
Anomalia mensal 2,1
Precipitação total (ERA5)
Total mensal 5,6
Anomalia mensal -23,3

HUÍLA

Temperatura média do ar a 2 metros (ERA5)
Média mensal 25,4
Anomalia mensal 2,4
Precipitação total (ERA5)
Total mensal 20,0
Anomalia mensal -46,4

NAMIBE

Temperatura média do ar a 2 metros (ERA5)
Média mensal 23,5
Anomalia mensal 0,6
Precipitação total (ERA5)
Total mensal 1,1
Anomalia mensal -14,6

Resumo

O mês de Outubro de 2021, foi caracterizado por temperatura média do ar acima do normal nas três províncias, sendo a maior anomalia na província da Huíla.

Neste mês, iniciou-se o ano hidrológico 2021/2022. No campo da precipitação, nas 3 províncias, ocorreram anomalias negativas. O maior valor de anomalia ocorreu na província da Huíla.

Os valores de humidade no solo, em termos médios, apresentam-se inferiores a 10% nas províncias da Huíla e do Namibe. Na província do Cunene, todos os municípios atingiram o ponto de emurchecimento permanente (humidade no solo <1%), exceto o município do Cuvelai.

O Índice de Saúde da Vegetação (VHI) resulta da composição de 2 sub-índices: o VCI (indicador das condições de humidade do solo) e o TCI (indicador da componente térmica). Ao longo do mês de Outubro de 2021, o VCI apresentou valores que indicam um acentuado agravamento do estado de saúde da vegetação, principalmente nas províncias da Huíla e do Cunene.

Este documento foi produzido com o apoio financeiro da União Europeia. O seu conteúdo é da exclusiva responsabilidade dos seus autores e não reflete necessariamente a posição da União Europeia.

Os conteúdos deste documento são da responsabilidade exclusiva dos seus autores. Nem o Camões, I.P, nem qualquer indivíduo agindo em nome do mesmo é responsável pela sua utilização. As designações e a apresentação dos materiais e dados usados neste documento não implicam a expressão de qualquer opinião da parte do Camões, I.P., da Cooperação Portuguesa ou do Ministério dos Negócios Estrangeiros relativamente ao estatuto jurídico de qualquer país, território, cidade ou zona, ou suas autoridades, bem como a expressão de qualquer opinião relativamente à delimitação das suas fronteiras ou limites. A referência a projetos, programas, produtos, ferramentas ou serviços específicos não implica que estes sejam apoiados ou recomendados pelo Camões, I.P., concedendo-lhes preferência relativamente a outros de natureza semelhante, que não são mencionados ou publicitados.

 

1. Temperatura média do ar a 2metros

Temperatura média do ar a 2 metros (ERA5) - Anomalia mensal

Namibe

No mês de Outubro de 2021, o valor médio da temperatura média do ar, na província do Namibe, foi de 23.5°C e o desvio, em relação à normal mensal 1981-2010, foi de + 0.56 °C. Note-se que, há 19 anos consecutivos, são verificadas anomalias positivas no mês de Outubro, nesta província.

Huila

No mês de Outubro de 2021 o valor médio da temperatura média do ar, na província da Huíla, foi de 25.4°C e o desvio, em relação à normal mensal, foi de + 2.44 °C (a maior anomalia desde o início da série). Há 12 anos consecutivos, são verificadas anomalias positivas no mês de Outubro, nesta província.

Cunene

No mês de Outubro de 2021 o valor médio da temperatura média do ar, na província do Cunene, foi de 27.93 °C e o desvio, em relação à normal mensal, é de + 2.06 °C. Note-se também que, há 15 anos consecutivos, são verificadas anomalias positivas no mês de Outubro, nesta província.

2. Precipitação total mensal

Precipitação total (ERA5) - Total mensal

Namibe

Na província do Namibe, em Outubro de 2021, o valor médio mensal da quantidade de precipitação, 1.1 mm, corresponde a cerca de 7% valor normal mensal (1981-2010). Neste mês, não ocorreu precipitação em nenhum dos municípios desta província, exceto nos municípios da Bibala e do Camucuio. No entanto, os valores registados encontram-se muito abaixo dos valores normais (inferiores a 10% do valor normal).

Huíla

Na província da Huíla, em Outubro de 2021, o valor médio mensal da quantidade de precipitação, 20.1 mm, corresponde a cerca de 30% valor normal mensal (1981-2010). O valor médio mensal da quantidade de precipitação no município do Kuvango foi o mais elevado desta província, 63.9 mm, que corresponde a cerca 66% do valor normal 1981-2010. Os municípios de Humpata e Gambos apresentam percentagens mensais inferiores a 5% do valor normal.

Cunene

Na província do Cunene, em Outubro de 2021, o valor médio mensal da quantidade de precipitação, 5.5 mm, corresponde a cerca de 19% valor normal mensal (1981-2010). Todos os municípios desta província apresentam valores de precipitação inferiores a 30% do valor normal.

3. SPI - Índice normalizado de precipitação

Índice normalizado de precipitação - SPI-12

O índice SPI (Standardized Precipitation Index- Índice padronizado de precipitação) quantifica o défice ou o excesso de precipitação em diferentes escalas temporais, que refletem o impacto da seca nas diferentes disponibilidades de água.

Verifica-se, no fim de Outubro de 2021:

  • SPI 3m que reflete a condição de água no solo de curta duração – Na província do Namibe, todos os municípios se encontram em situação de seca severa ou extrema. Na província da Huíla, todos os municípios se encontram em situação de seca, exceto o município do Kuvango. Os municípios de Gambos, Chibia, Humpata, Lubango, Cacula, Quilengues e Caluquembe encontram-se em situação de seca extrema. Na província do Cunene, todos os municípios se encontram em situação de seca, destacando-se o município da Curoca, que se encontra em situação de seca extrema.

  • SPI 6m que reflete a condição de água no solo de média duração – De todos os municípios das 3 províncias, apenas o município do Namakunde se contra em situação de seca.

  • SPI 9m e SPI 12m refletem padrões de precipitação de longa duração, sendo indicadores de impactos significativos que estão a ocorrer no sector agrícola.

    Considerando a escala SPI 9m, verifica-se que: na província do Namibe; nenhum município se encontra em situação de seca. Na província da Huíla todos os municípios estão em situação de seca: os municípios de Caconda, Kuvango, Jamba, Chipindo e Caluquembe estão na classe de seca extrema; os municípios de Chicomba e Lubango situam-se na classe de seca severa e os restantes municípios, estão na classe de seca moderada; na província do Cunene, apenas os municípios de Cahama e Cuvelai se encontram na classe de seca moderada.

    Quanto à escala SPI 12m, verifica-se que: na província do Namibe, apenas os municípios de Tombwa e Bibala se encontram na situação de seca moderada. Na província da Huíla todos os municípios estão em situação de seca extrema, exceto Quipungo, Cacula e Quilengues, que se encontram em seca severa; na província do Cunene, o município de Cahama encontra-se em seca extrema, os municípios de Curoca e Cuvelai, em seca severa e o município de Ondjiva, em seca moderada.
Índice normalizado de precipitação - SPI-3
Índice normalizado de precipitação - SPI-6
Índice normalizado de precipitação - SPI-9
Índice normalizado de precipitação - SPI-12

4. SMI - Índice de água do solo

Índice água no solo - Percentagem mensal

Namibe

No fim do mês de Outubro de 2021, na província do Namibe, o valor do índice de água no solo, em termos médios, é inferior a 10% em grande parte da província: no município de Bibala atingiu-se o ponto de emurchecimento. Nos municípios do Namibe, Camacuio e Virei é inferior a 10 %; no município de Tombwa, em termos médios, os valores apresentaram-se inferiores a 20%.

Huila

No fim do mês de Outubro de 2021, na província da Huíla, o valor médio do índice de água no solo em termos médios é inferior a 10%. No município do Cuvango e Chipindo, os valores do índice de água no solo, em termos médios, são inferiores a 20%. Nos restantes municípios, esses valores apresentam-se inferiores a 10%, exceto os municípios de Gambos e Chibia, que atingiram o ponto de emurchecimento permanente (< 1%).

Cunene

No fim do mês de Outubro de 2021, na província do Cunene o valor médio do índice de água no solo é inferior a 1%. Todos os municípios atingiram o emurchecimento permanente (inferior a 1%), exceto o município do Cuvelai, que se encontra com este valor inferior a 2%.

5. Índice de saúde da vegetação

Em comparação com Agosto, no fim de Outubrode 2021:

  • Na província do Namibe, observa-se um agravamento das condições da vegetação nas regiões Norte e Este da província (stress moderado), em especial nos municípios de Bibala, Cacucuio e Virei;
  • Em toda a província da Huíla, continuou a observar-se, ao longo do mês, um agravamento das condições da vegetação (stress severo). Todos os municípios desta província encontram-se em situação de stress severo, exceto Kuvango, Matala e Quipungo, que se encontram em situação de stress moderado.
  • Na província do Cunene também se verificou um agravamento generalizado do estado de saúde da vegetação, estando todos os municípios em situação de stress moderado, exceto Ombadja, que se encontra em stress severo.
Índice Saúde da Vegetação - Composição semanal VHI

Notas

FONTE DOS DADOS:

  • Temperatura média do ar a 2m e precipitação total – ERA5
  • Índice de água no solo (SMI) – Modelo do Centro Europeu de Previsão do Tempo a Médio Prazo (ECMWF)
  • Índice normalizado de precipitação (SPI) – Calculado com base na precipitação total (ERA5)
  • Índice de saúde da vegetação (VHI) - NOAA/NESDIS

INDICADORES

Indicadores descritos no link http://dev.widegeo.com/pages/sobre/indicadoresagroclima/

NOTA TÉCNICA

ERA5: informação sobre dados

COPERNICUS: Serviço de dados

LSA SAF (2020): Catálogo de dados

Organização Mundial da Meteorologia (2012): WMO-No.1090 Guia de utilização do SPI

US National Drought Mitigation Center (2020): Informação sobre SPI.

Este documento foi produzido com o apoio financeiro da União Europeia. O seu conteúdo é da exclusiva responsabilidade dos seus autores e não reflete necessariamente a posição da União Europeia.

Os conteúdos deste documento são da responsabilidade exclusiva dos seus autores. Nem o Camões, I.P, nem qualquer indivíduo agindo em nome do mesmo é responsável pela sua utilização. As designações e a apresentação dos materiais e dados usados neste documento não implicam a expressão de qualquer opinião da parte do Camões, I.P., da Cooperação Portuguesa ou do Ministério dos Negócios Estrangeiros relativamente ao estatuto jurídico de qualquer país, território, cidade ou zona, ou suas autoridades, bem como a expressão de qualquer opinião relativamente à delimitação das suas fronteiras ou limites. A referência a projetos, programas, produtos, ferramentas ou serviços específicos não implica que estes sejam apoiados ou recomendados pelo Camões, I.P., concedendo-lhes preferência relativamente a outros de natureza semelhante, que não são mencionados ou publicitados.