BOLETINS MENSAIS


Escola de Campo Agrícola, Onkokwa, Cunene Escola de Campo Agrícola, Onkokwa, Cunene

Boletim mensal / Julho 2022

O mês de Julho de 2022, foi caracterizado por temperatura média do ar acima do normal nas 3 províncias:

  • Namibe, com anomalia de +1.0ºC;
  • Huíla, com anomalia de +1.2ºC;
  • Cunene, com anomalia de +1.3ºC.

Embora se tenham registado valores nulos de precipitação (inferiores a 1 mm), nas 3 províncias, estes consideram-se normais para a época. O valor médio da quantidade de precipitação acumulada no presente ano hidrológico 2021/2022, desde 1 de outubro a 31 de Julho de 2022, continua inferior ao valor normal nas 3 províncias.

Os valores de humidade no solo, em termos médios, nas 3 províncias, foram os seguintes:

  • Namibe - humidade no solo inferior a 10%.
  • Huíla - humidade no solo inferior a 10%.
  • Cunene - humidade no solo inferior a 5%.

O Índice de Saúde da Vegetação (VHI) resulta da composição de 2 sub-índices: o VCI (indicador das condições de humidade do solo) e o TCI (indicador da componente térmica). Ao longo do mês de Julho de 2022, o VHI apresentou, em relação ao mês anterior, um agravamento da condição vegetativa na província do Namibe, passando este, para a categoria de stress moderado. Já nas províncias da Huila e do Cunene, a vegetação manteve-se em boas condições.

10 de Agosto de 2022 às 13:13

saber mais

Escola de campo agrícola, Curoca, Cunene Escola de campo agrícola, Curoca, Cunene

Boletim mensal / Junho 2022

O mês de Junho de 2022, foi caracterizado por temperatura média do ar acima do normal nas 3 províncias:

  • Namibe, com anomalia de +0.8 ºC;
  • Huíla, com anomalia de +0.4 ºC;
  • Cunene, com anomalia de +0.3ºC.

Embora se tenham registado valores nulos de precipitação (inferiores a 1 mm), nas 3 províncias, estes consideram-se normais para a época. O valor médio da quantidade de precipitação acumulada no presente ano hidrológico 2021/2022, desde 1 de outubro a 30 de Junho de 2022, continua inferior ao valor normal nas 3 províncias.

Os valores de humidade no solo, em termos médios, nas 3 províncias, foram os seguintes:

  • Namibe - humidade no solo inferior a 10%;
  • Huíla - humidade no solo inferior a 10%, com agravamento em relação ao mês anterior;
  • Cunene - humidade no solo inferior a 10%.

O Índice de Saúde da Vegetação (VHI) resulta da composição de 2 sub-índices: o VCI (indicador das condições de humidade do solo) e o TCI (indicador da componente térmica). Ao longo do mês de Junho de 2022, o VHI não apresentou, em relação ao mês anterior, alterações significativas nas 3 províncias, sendo que, na província do Namibe, a vegetação permaneceu na categoria de stress moderado e, nas províncias da Huíla e do Cunene, manteve-se em boas condições.

8 de Julho de 2022 às 09:10

saber mais

Gambos, província da Huíla Gambos, província da Huíla

Boletim mensal / Maio 2022

O mês de Maio de 2022, foi caracterizado por temperatura média do ar acima do normal nas 3 províncias:

  • Namibe (com anomalia de +0.4 ºC);
  • Huíla (com anomalia de +1.1 ºC);
  • Cunene (com anomalia de +0.4ºC).

Embora se tenham registado valores muito baixos ou nulos de precipitação (inferiores a 1 mm), nas 3 províncias, estes consideram-se normais para a época. O valor médio da quantidade de precipitação acumulada no presente ano hidrológico 2021/2022, desde 1 de outubro a 31 de Maio de 2022, continua inferior ao valor normal nas 3 províncias.

Os valores de humidade no solo, em termos médios, nas 3 províncias, foram os seguintes:

  • Namibe (humidade no solo inferior a 10%);
  • Huíla (humidade no solo entre 11 e 20%, com agravamento em relação ao mês anterior);
  • Cunene (humidade no solo inferior a 10%, com agravamento em relação ao mês anterior).

O Índice de Saúde da Vegetação (VHI) resulta da composição de 2 sub-índices: o VCI (indicador das condições de humidade do solo) e o TCI (indicador da componente térmica). Ao longo do mês de Maio de 2022, o VHI não apresentou, em relação ao mês anterior, alterações significativas nas 3 províncias, sendo que, na província do Namibe, a vegetação permaneceu na categoria de stress moderado e, nas províncias da Huíla e do Cunene, manteve-se em boas condições.

22 de Junho de 2022 às 13:39

saber mais

Serra da Leba, Bibala, Namibe Serra da Leba, Bibala, Namibe

Boletim mensal / Abril 2022

O mês de Abril de 2022, foi caracterizado por temperatura média do ar acima do normal, nas províncias do Namibe (com anomalia de 0,6 ºC), Huíla (com anomalia de 0,9 ºC) e na província do Cunene (com anomalia de 0,8ºC).

Em relação aos valores médios da quantidade de precipitação, registaram-se valores abaixo do normal mensal para o período 1981-2010, na província do Namibe e valores acima do normal nas províncias do Cunene e Huíla. Os valores de percentagem de precipitação em Abril de 2022, em relação ao valor médio, foram de 82% no Namibe, 127% na Huíla e 116% na província do Cunene. Ainda assim, o valor médio da quantidade de precipitação acumulada no presente ano hidrológico 2021/2022, desde 1 de outubro a 30 de Abril de 2022, é inferior ao valor normal nas 3 províncias.

Os valores de humidade no solo, em termos médios, apresentaram valores iguais ao mês anterior na província do Namibe (inferior a 10%) e Huíla (entre 21 e 40%). Na província do Cunene, os valores, em termos médios agravaram-se em relação ao mês anterior, com intervalo entre 11 e 20%. Destaca-se que, na província do Cunene, os municípios do Curoca e Cahama, encontram-se em ponto de emurchecimento permanente (inferior a 1%), o município de Ombadja com valor inferior a 10 % e nos restantes municípios os valores são superiores a 10%. Na província da Huíla, destacam-se os municípios de Chibia e Gambos, que se encontram em ponto de emurchecimento permanente (inferior a 1%), os municípios de Quipungo e Lubango com valores inferiores a 10%, os municípios da Matala, Chicomba, Caluquembe, Humpata e Cacula com valores que variam entre 11 e 20% e, nos restantes municípios, os valores são superiores a 20%. Na província do Namibe, todos os municípios têm valores inferiores a 10 %, exceto o município do Tômbwa, cujos valores variam entre 11 e 20%.

O Índice de Saúde da Vegetação (VHI) resulta da composição de 2 sub-índices: o VCI (indicador das condições de humidade do solo) e o TCI (indicador da componente térmica). Ao longo do mês de Abril de 2022, o VHI apresentou valores que indicam, na primeira quinzena do mês, um desagravamento do estado de saúde da vegetação na província do Namibe, seguido de um agravamento na segunda quinzena. Nas províncias do Cunene e Huíla, ao longo do mês, observou-se uma ligeira melhoria das condições de saúde da vegetação.

25 de Maio de 2022 às 09:25

saber mais

Ribeira perto de Oncócua, Cunene.JPG Ribeira perto de Oncócua, Cunene.JPG

Boletim mensal / Março 2022

O mês de Março de 2022, foi caracterizado por temperatura média do ar acima do normal nas províncias do Namibe e Huíla, com uma anomalia de 0.5ºC na província do Namibe e 0.8ºC na província da Huíla. A província do Cunene foi caraterizado com temperatura média do ar abaixo do normal, com anomalia de -0.1ºC.

Em relação aos valores médios da quantidade de precipitação, registaram-se valores acima do normal mensal para o período 1981-2010, na província do Cunene e valores abaixo da normal nas províncias do Namibe e da Huíla. Os valores de percentagem de precipitação em Março de 2022, em relação ao valor médio, foram de 37% no Namibe, 89% na Huíla e 133% na província do Cunene. Ainda assim, o valor médio da quantidade de precipitação acumulada no presente ano hidrológico 2021/2022, desde 1 de outubro a 31 de Março de 2022, é inferior ao valor normal nas 3 províncias.

Os valores de humidade no solo, permanecem iguais ao mês anterior. Em termos médios, apresentam-se inferiores a 10% na província do Namibe e nas províncias da Huíla e do Cunene, os valores, em termos médios, variam entre 21 e 40%. Destaca-se que, na província do Cunene, o município do Curoca que encontra-se em ponto de emurchecimento permanente (inferior a 1%), os municípios de Ombadja e Cahama com valores inferiores a 10 % e nos restantes municípios os valores variam entre 21 e 40 %. Na província da Huíla, destacam-se o o município do Chibia que encontra-se em ponto de emurchecimento permanente (inferior a 1%), os municípios da Humpata, Quipungo, Gambos e Lubango com valores inferiores a 10%, os municípios de Cacula e Caluquembe os valores variam entre 11 e 20% e, nos restantes municípios, os valores são superiores a 20%. Na província do Namibe, todos os municípios têm valores inferiores a 10 %, exceto o município do Tômbwa, cujos valores variam entre 11 e 20%.

O Índice de Saúde da Vegetação (VHI) resulta da composição de 2 sub-índices: o VCI (indicador das condições de humidade do solo) e o TCI (indicador da componente térmica). Ao longo do mês de Março de 2022, o VHI apresentou valores que indicam, na primeira quinzena do mês, um agravamento do estado de saúde da vegetação nas províncias da Huíla e Namibe, seguido de um desagravamento na segunda quinzena. Na província do Cunene, ao longo do mês observou-se um melhoramento geral das condições de saúde da vegetação.

13 de Abril de 2022 às 11:49

saber mais