Monitorização da precipitação no sul de Angola

A forte dependência de alguns sectores económicos da precipitação, especialmente o sector agrícola e da segurança alimentar, torna-a num fator determinante para o investimento e desenvolvimento desses mesmos setores.

O acesso aos dados relativos à monitorização da precipitação e indicadores climáticos associados, permite ao sector agrícola ter ao seu alcançe informação vital para o seu desenvolvimento tendo em conta que a água é um dos principais fatores condicionantes do crescimento do coberto vegetativo das províncias.

Exemplo da representação gráfica do valor de precipitação acumulada no ano hidrológico, no município de Ombadja, Cunene.

Figura 1. Exemplo da representação gráfica do valor de precipitação acumulada no ano hidrológico, no município de Ombadja, Cunene.

Nesta plataforma informática desenvolvida, no âmbito do projeto FRESAN, em conjunto com Instituto Nacional de Meteorologia e Geofísica de Angola (INAMET), Gabinete de Segurança Alimentar (GSA) e Instituto Português do Mar e Atmosfera (IPMA) é possivel aceder e descarregar dados relativos aos diversos indicadores agro-climáticos, nomeadamente indicadores associados à precipitação por Província e Município.

Utilize este link para aceder aos dados por Província »»

Utilize este link para aceder aos dados por Município »»